quarta-feira, 15 de abril de 2009

Banda Desenhada / angolapress/ 15-04-2009 11:34

Banda DesenhadaBanda Desenhada
VI edição do "Luanda Cartoon" acontece este ano

Luanda – A VI edição do projecto cultural "Luanda Cartoon" realiza-se em Agosto deste ano no Instituto Camões, em Luanda, e terá a participação de cartoonistas nacionais e estrangeiros, informou hoje à Angop, Lindomar de Sousa, co-fundador da agremiação Olindomar Estúdios.


Segundo Lindomar de Sousa, depois de um interregno de um ano (em 2008), o projecto Luanda Cartoon vem com mais força, sendo que vai integrar criadores estrangeiros como os de Cabo Verde e Portugal, para diversificar os trabalhos de Banda Desenhada (BD) a expor as curtas metragens de desenhos animados a exibir.


Ao nível de Angola, disse, vão fazer parte do evento que vai ter igualmente debates e venda de livros de BD, os cartoonistas angolanos Olímpio de Sousa, Maniloy, Vavá, Eclips Estúdio, Geistly Clim, Aldino Nobre, Horácio Gilberto, entre outros.


Lindomar de Sousa referiu que desde a existência do Luanda Cartoon em 2005 ressalta-se algum dinamismo no exercício da Banda Desenhada na cidade capital, já que vê-se cartoonistas como Sérgio Piçarra que ressurge e com o “Jornal Kissonde” (publicação dedicada a BD) e Horácio da Mesquita que volta a fazer trabalhos de cartoon.


No entanto, Lindomar de Sousa acredita haver ainda muito por se fazer, de modo a que o movimento da BD ganhe uma dimensão nacional. Para tal, sublinhou, há que juntar esforços para se poder ganhar mais espaços e talentos desta imensa Angola para o bem da arte, dos seus criadores e amantes.


“Uma das próximas acções da Agremiação Olindomar Estúdios, depois de Agosto deste ano, é o de levar as histórias em quadradinho para as províncias de Lubango, Cabinda e Benguela”, mencionou.


As primeiras três edições do "Luanda Cartoon" foram feitas, excepcionalmente, no período de três em três meses do ano de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário